domingo, 13 de julho de 2008

Banksy


Vocês já ouviram falar dele?


É um dos artistas de rua mais conhecidos do mundo (eu conheci o trabalho dele hoje, mas fazer o que?), trabalha muito com uma técnica popular de grafite chamada stencil (estêncil) que seria uma ilustração feita a partir de um corte ou perfuração em papel, papelão, metal, ou outro material. Obtido, é usado para imprimir uma imagem sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.

O grande detalhe é que a sua identidade é uma icognita completa. Ele não costuma a dar entrevistas e a única coisa que se sabe é que o artista nasceu e cresceu na cidade britânica de Bristol, cidade esta que cobriu com tinta preta um dos seus primeiros trabalhos em um muro ao lado de oficinas que tinha em torno de 7 metros, o conselho municipal ao perceber o engando determinou a preservação de todas as obras de Banksy na cidade.

Recentemente um jornal britânico (sempre esses tabloides) The Mail On Sunday diz ter descoberto a identidade do artista, mas ninguem confirma ou nega.

A alguns anos o próprio Banksy disse em uma entrevista a revista Swindle:
"Eu não tenho interesse em me revelar. Eu estou tentando apenas fazer com que os desenhos apareçam bem, eu não quero fazer com que eu mesmo apareça bem. Além disso, é uma aposta segura dizer que a realidade do que sou iria ser uma terrível decepção para alguns moleques de 15 anos por aí”

Suas obras tem uma critica social, compotamental e política bem ácida, de forma agressiva e sarcástica. Vejam por si mesmos...





Ele trocou 500 cópias de CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres.
É possível ver inúmeros de seus grafites no bairro de Shoreditch, no centro de Londres. Os ratos e a política são temas freqüentes para o artista.
Banksy levou sua visão ácida para a barreira que Israel está construindo na Cisjordânia. Ele pintou nove murais.


Sua primeira e única exibição londrina, Clássicos Remixados, trouxe versões de pinturas tradicionais com detalhes da vida contemporânea, em 2005.

Muitas organizações consideram o trabalho de Banksy puro vandalismo, mas o artista adquiriu projeção internacional quando fez a capa do álbum Think Tank, do Blur, em 2003.
Mais sobre Banksy na BBC e no seu site oficial

Nenhum comentário: