domingo, 14 de dezembro de 2008

Morre Bettie Page

Um dos ícones da revolução sexual dos anos 50-60, Bettie Page, morreu em Los Angeles aos 85 anos.



De acordo com a revista Playboy :
"The Queen of Pin-ups. The model of the century, yet she remains one of its best kept secrets.".
Ela que foi transformada em um dos símbolos sexuais do Século XX, foi uma das primeiras modelos a posar para a revista masculina Playboy. A modelo "pin-up"era conhecida pelas suas poses provocantes, geralmente de biquíni. "Era a encarnação da beleza e capturou a imaginação de uma geração com seu espírito livre e descarada sensualidade" Mark Roesler, seu agente.



Por sua testa ser larga de mais para usar o cabelo repartido ao meio (como mencionaria o fotógrafo amador Jerry Tibbs - foi ele que "criou a pin up Bettie"), Bettie acabou por eternizar a franja convexa lisa. Fora o cabelo, ela inventou moda com seus maiôs, biquínis e a tanginha clássica de oncinha...

As diversas imagens em que a modelo aparecia em poses sadomasoquistas (Boudage - tiradas pelo fotógrafo Irving Klaw) geravam críticas. Em uma entrevista à Playboy em 1998, Bettie disse que nunca pensou que as fotos fosse motivo de vergonha para ela. “Eu me sentia normal e era muito melhor do que passar oito horas em frente a uma máquina de escrever, o que era muito monótono” - ela havia trabalhado como secretária.

A modelo desapareceu definitivamente da vida pública sem uma rasão definitiva em 1958... alguns acreditam que tudo isso foi graças ao seu segunda casamento, mas a única coisa que se sabe deste foi que Page se tornou uma devota religiosa.




Bettie Page encarnava a mulher idependente do pós-guerra, insirou e ainda inspira vários artista até hoje. Ela havia dado entrada em um hospital no mês passado com pneumonia, na semana passada ela sofreu um ataque cardíaco e nãp consequiu se recuperar entrando em coma. Morreu no dia 11 de Dezembro.


Nenhum comentário: