quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cartaz de Chanel Proibido - filme

Que pessoa que não se interesse por moda não está ansiosa pela estréia do filme Coco Avant Chanel?

Baseado na vida da estilista francesa mais aclamada de toda história da moda, desde sua vida no orfanato de freiras, onde ainda era Gabrielle, até seu momento mais áureo, o filme teve como principal fonte o livro "A Era Chanel" e foi supervisionado por Karl Lagerfeld no que diz a respeito do figurino. A data de estréia no Brasil está prevista para o dia 22 de maio (mas nunca se sabe, né?).


Tendo Audrey Tautou, a eterna Amélie Poulain, como Chanel o filme está dando o que falar. Não exatamente o filme, mas seu cartaz. Como assim? "Pode parecer surreal, mas o cartaz de divulgação do filme “Coco Avant Chanel” foi proibido nos metrôs e ônibus de Paris." site da Lilian Pacce. Baseando-se nas normas de propagandas o poster infringe a lei que proíbe o incentivo direto ou indireto do fumo. O cartaz traz a personagem principal do longa-metragem sentada segurando um cigarro na mão.
A discussão está aberta entre cineastras, imprensa, os próprios criadores da lei e envolve o fato de que não se pode negar o passado cultura e tradições francesas envolvendo o tabaco! Imaginem os cafés onde os artistas e pensadores se encontravam sem ninguém segurando uma bituca ou expirando fumaça... não dá, né? (estou falando naquele tempo!)


Chanel chegava a fumar 50 cigarros por dia... É um pouco difícil não associa-la ao tabaco assim como tantos outros personagens da história.

Mas, gente... não querendo me meter muito... (afinal, eu adoro quando existem essas polemicas do bem que abrem espaço para as pessoas discutirem sobre suas leis e responsabilidades) o outro poster é bem mais bonito, vocês não acham?



Nenhum comentário: