quarta-feira, 28 de setembro de 2011

About:Robots


Eu sei que essa onda de Easter Eggs é uma coisa já antiga, presente até em filmes (Exemplo: quem vê Rise of the Planet of the Apes e conhece os filmes antigos percebem várias referênicas que deixam para eles o filme mais interessante, o que não atrapalha quem não acompanhou ou não se lembra dos primeiros).
Easter Eggs (ovos da páscoa) são surpresas super inusitadas que você pode encontrar nos seus programas tradicionais, nas páginas da web que você usa habitualmente, esses recursos são quase invisíveis e bem difíceis de você acabar encontrando (admito que nunca aconteceu comigo), como o easter egg do google com Chuck Norris (aqui).

O Mozilla Firefox não é o meu navegador habitual, uso ele apenas no estágio e foi então que um dia eu me lembrei de procurar uma de suas surpresas que eu já tinha conhecimento e a minha favorita admito ser:
 
 about:robots 

Você é levado a uma página que a frase "Gort! Klaatu barada nikto!" do topo da tela faz uma referência ao filme O Dia em que a Terra Parou (a versão de 1951), em que seres extra terrestres vem destruir o nosso planeta (só pra variar um pouco). Essa frase é tão difundida no mundo nerd que se você perceber bem em Star Wars os guardas do Imperador Jabba the Hutt chamam-se respectivamente Klaatu, Barada e Nikto (fonte: wikipedia, mas prometo rever o filme para conferir).

As outras mensagens também são ligadas ao "mundo robô" da ficção científica, como a de Eu, Robô (livro de Isaac Asimov adaptado para o cinema por Alex Proyas), Blade Runner (filme de Ridley Scott) e O guia do mochileiro das galáxias (livro de Douglas Adams que eu achei o primeiro exemplar no meio da rua e dei ao meu irmão que adorou o que me fez comprar a coleção toda [quero ler]; também foi adaptado para o cinema por Garth Jennings).

Adorei! 
Quer mais? (aqui)